Ser Terapeuta Ocupacional

2021-09-28   Publicado por:

 

 

Quando me perguntam qual a minha profissão e eu respondo “Sou Terapeuta Ocupacional” as reações são as mais variadas, desde admiração (quando sabem efetivamente o que faço), espanto (porque não sabem do que se trata) ou simplesmente indiferença (não questionam e aceitam).

Outras vezes surgem questões como “és fisioterapeuta” ou “ah, ocupas as pessoas?”. Não, não sou fisioterapeuta e sim, posso ajudar as pessoas a ocupar-se, mas vamos por partes.

O que é então a Terapia Ocupacional? A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que ajuda a prevenir ou a resolver os problemas que interferem com a capacidade das pessoas fazerem as atividades do seu dia-a-dia. A nossa área de atuação é vasta podendo trabalhar em clínicas, hospitais, lares, prisões, associações para pessoas com dependência, escolas, entre outras.

Eu sou Terapeuta Ocupacional pediátrica na Desenhar Futuros e a minha atuação é sobretudo em crianças com necessidades educativas especiais, mas também com crianças que mostram dificuldades em adquirir competências, como por exemplo na utilização de uma tesoura, na utilização dos talheres, na utilização do material de escrita (lápis, caneta, marcadores).

Outro dos nossos focos enquanto Terapeutas Ocupacionais é a Integração Sensorial e somos muitas vezes procurados por crianças que não conseguem comer certos alimentos, que não conseguem tocar em materiais diferentes (tintas, plasticina), que não conseguem andar descalças em cima da areia, por exemplo.

Vou dar-vos um exemplo prático da minha profissão.

Quando somos crianças/jovens as nossas ocupações passam por brincar, estudar, andar de bicicleta, ir ao parque, entre outras.

Agora imaginem uma criança que não é capaz de brincar sozinha ou acompanhada, não consegue aprender, não consegue andar de bicicleta porque não tem equilíbrio, não consegue ir ao parque porque a areia lhe faz confusão ou porque tem medo do baloiço ou simplesmente porque o barulho das outras crianças o incomoda.


É aqui que eu entro, porque as ocupações desta criança são importantes para o desenvolvimento feliz e saudável. E o melhor? É que tudo isto é feito com a família, porque os interesses da criança são também os interesses dos pais.

 

Por tudo isto, se precisar de mim, sabe onde me encontrar.

 

Autor: Tatiana Diogo
Terapeuta Ocupacional

Tags: #saude, #terapiaocupacional, #serterapeutaocupacional, #desenharfuturos

« Voltar

Marcações

Faça já a sua marcação ou entre diretamente em contacto connosco

Quero Marcar