Reconhecer o Valor da Pessoa Idosa

2022-06-16   Publicado por:

Por semana, 31 pessoas idosas foram apoiadas pela APAV no ano de 2020.


A violência contra as pessoas idosas é uma triste realidade nas sociedades atuais. A violência pode revestir-se de várias formas: física, económica, sexual, moral, e verbal, abandono e negligência. Toda e qualquer forma de violência é inaceitável e é crime!


Nas sociedades atuais o envelhecimento é algo a evitar a todo o custo, pois velhice é sinónimo de fraqueza, debilidade e doença. Ao contrário dos ideais de juventude eterna, saúde e autossuficiência com que nos acenam as sociedades modernas. A pessoa idosa é vista como um “estorvo” que é muitas vezes negligenciada, abandonada, maltratada, insultada ou agredida.


As pessoas idosas, também já foram jovens, que lutaram e se sacrificaram para conquistar muitos dos direitos de que gozamos, lutaram pela nossa liberdade, tiveram um papel preponderante na construção de uma sociedade mais livre, mais humana e mais justa. Cuidaram dos seus filhos, netos e outros membros da família, transmitiram-nos os valores que alicerçam o nosso ser.


Uma mensagem do Papa Francisco: “Não percamos a memória de que os idosos são portadores, porque somos filhos daquela história e, sem raízes, murcharemos.

Guardaram-nos no caminho do nosso crescimento, agora cabe a nós guardar a vida deles, aliviar as suas dificuldades, atender às suas necessidades, criar as condições que lhes permitam ver facilitadas as suas tarefas diárias e não se sintam sozinhos.”

 

Autor: Madalena Pereira
Professora de Filosofia
Terapeuta de Reiki

Tags: #violencia, #idosos, #pessoaidosa, #desenharfuturos

« Voltar

Marcações

Faça já a sua marcação ou entre diretamente em contacto connosco

Quero Marcar