Janelas de Oportunidades na Infância: da Audição à Linguagem

2022-03-03   Publicado por:

O papel da audição é determinante para o desenvolvimento da linguagem, que por sua vez, é uma aquisição primordial para a comunicação humana. 

Durante a infância, abrem-se janelas de oportunidades para o desenvolvimento, que servem de base para as aprendizagens futuras. A boa aquisição da linguagem, que começa na infância, depende da soma de fatores genéticos, biológicos (funções sensoriais e percetuais) e cognitivos, com a interação da criança nos contextos em que se insere, sendo a experiência vivida nesses mesmos contextos que a circundam, um mecanismo que impulsiona grande parte do desenvolvimento cerebral após o nascimento.

Contudo, ainda que uma criança/pessoa tenha a sua capacidade auditiva sensorial normal, isto é, que os ouvidos funcionem de forma correta, esta pode manifestar dificuldades em perceber a fala, provocada pela alteração na via que transmite o som do ouvido até ao cérebro auditivo chamado processamento auditivo central (PAC), que é “o que fazemos com o que ouvimos”, (Katz  2009). 

Desta forma, a capacidade de uma pessoa de identificar e processar informações auditivas, têm um papel importante, uma vez que os processos auditivos, cognitivos e de linguagem encontram-se diretamente ligados ao processamento de fala, muitas vezes, em simultâneo. Assim, não nos basta apenas ouvir, (ouvir significa que os ouvidos se encontram em bom funcionamento), é também necessário que se processe a informação auditiva no cérebro, e que esta seja associada a conceitos e pensamentos de forma correta.

Importa então dizer que, quando há um funcionamento inadequado na função auditiva Central (PAC), podemos estar perante dificuldades em localizar, analisar e discriminar o som, que se caracteriza por um desfasamento nas competências auditivas a que damos o nome de perturbação do processamento auditivo central (PPAC).

E como podemos identificar as manifestações comportamentais da perturbação do processamento auditivo central?

A presença de características como:

    Ser facilmente distraído;

    Respostas inadequadas;

    Dificuldade em perceber a fala em ambientes ruidosos;

    Dificuldades em seguir instruções predominantemente auditivas;

    Dificuldades com as rimas ou músicas infantis;

    Dificuldades no desenvolvimento da leitura e da escrita;

    Pedidos frequentes da repetição (o quê?);

    Dificuldades para perceber sarcasmo e piadas,

Podem-nos dar indicação para procurar uma avaliação multidisciplinar do processamento auditivo.

O impacto da perturbação do processamento auditivo na vida de uma pessoa pode prejudicar o seu bom funcionamento nos contextos onde está inserida. Ao perceber e/ou ampliar o nosso conhecimento sobre o processamento auditivo central é nos permitido oferecer a estas pessoas recursos que lhes permitem conhecer e desenvolver estratégias para lidar com estas dificuldades, bem como, a oportunidade de serem vistas na sua totalidade, o que seguramente as levarás a ter boas interações e um bom desenvolvimento social, pessoal e académico.

 

Autor: Roberta Neves
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida
Pós-graduação com Especialização em Psicopedagogia 
Doutoranda em Estudos da Criança na Especialidade Saúde Infantil 
Coordenadora da Especialização em Processamento Auditivo Central - Instituto CRIAP
Formadora nas áreas de Neurociências Educacionais, Processamento Auditivo Central e Prevenção e Intervenção Multidisciplinar no Contexto Educacional
Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho

Tags: #desenharfuturos, #audição, #processamentoauditivo, #linguagem

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