Hipnose : Mitos e Verdades

2023-01-04   Publicado por:

Muito se fala e muito se escreve sobre a hipnose. Mas será que todos nós entendemos verdadeiramente do que se trata? 

Pois bem, o artigo de hoje serve exatamente para isso mesmo. 

O Dia Mundial do Hipnotismo celebra-se anualmente a 4 de janeiro. Esta data foi criada em 2005 e celebrada pela primeira vez em 2006, com o objetivo de informar o público sobre os benefícios do hipnotismo/hipnose. 

 

Mas afinal, o que é a Hipnose? 

A Hipnose é um estado alterado de consciência e é caracterizado por um procedimento terapêutico altamente eficaz que possibilita a verificação de resultados com muita rapidez.  Permite direcionar com intensidade a concentração de uma pessoa para um outro assunto. 

A hipnose liga o subconsciente sem desligar o consciente. São estes 2 pontos focais que resultam numa consciência conjunta e levam os pacientes, no final das sessões a lembrarem-se de tudo o que aconteceu no estado hipnótico. Posto isto, surge então, a possibilidade da autocompreensão, assim como o acesso e alívio dos conflitos internos do presente e do passado. A hipnoterapia é uma forma de psicoterapia que utiliza a hipnose. 

Isto significa que as pessoas não são tratadas com hipnose mas sim, tratadas no estado de hipnose. 

 

E para que serve a hipnose?

A hipnose é uma técnica que pode ser utilizada para tratar diversos tipos de problemas, tanto físicos como psicológicos. É eficaz no tratamento da depressão, da ansiedade, de fobias e medos, ataques de pânico, divórcio/separação, baixa autoestima e amor próprio (desenvolvimento pessoal), superar traumas e até mesmo em psicopatologias. É muito importante frisar que não é pelo facto de poder ser usada para diversos fins que a hipnose pode ser aplicada para entretenimento. 


Mitos e verdades

Todos nós já ouvimos uma quantidade enorme de mitos em torno do conceito de hipnose. 

Em primeiro lugar, é muito importante sabermos que ninguém hipnotiza ninguém. O que fazemos enquanto hipnoterapeutas, com o poder da nossa voz, consiste em ajudarmos a pessoa a auto-hipnotizar-se. A auto-hipnose obriga sempre a ajuda de um terapeuta, sendo este, um guia em todo o processo. 

Um dos grandes mitos da hipnose é “o controlo da mente da outra pessoa, obrigando-a a fazer coisas que ela não quer”. Ao contrário do que se pensa, quando uma pessoa está no estado de hipnose, ela está muito concentrada e com a sua memória focada, existindo muita atividade em todo o seu córtex-cerebral. Assim, uma pessoa consegue lembrar-se mais detalhadamente de situações do passado relacionadas com as suas dificuldades emocionais ou sociais, canalizando-se num tratamento terapêutico natural no sentido de vencer esses obstáculos. 


De forma sucinta, deixo aqui mais alguns mitos e verdades:

- A hipnose e a meditação são a mesma coisa (mito);

- A hipnose não é a mesma coisa que dormir (verdade);

- É impossível acordar do transe (mito);

- O hipnotizado confessa segredos sem querer (mito).


Posto isto, é totalmente falso dizer que se pode “reprogramar” uma pessoa ou manipulá-la. Não se pode hipnotizar uma pessoa, se esta não quiser. 


O Dia Mundial do Hipnotismo, é a altura ideal para o relembrar da importância de cuidar de si, para fazer mudanças na sua vida e cumprir as resoluções deste novo ano. 


Procure ajuda especializada.

 

Autor: Mariana Martins
Psicóloga e Hipnoterapeuta na Desenhar Futuros
 
Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro
 
 

Tags: #hipnose, #hipnotismo, #psicologia, #desenharfuturos

« Voltar

Marcações

Faça já a sua marcação ou entre diretamente em contacto connosco

Quero Marcar