Dia Mundial da Obesidade

2024-03-04   Publicado por:

O que é a Obesidade?

A Obesidade é definida pela Organização Mundial da Saúde como a “acumulação anormal ou excessiva de gordura, que representa um risco para a saúde”. 

O Índice de Massa Corporal (IMC) é medida mais utilizada para a identificar.

A Obesidade é uma doença e é causada por vários fatores como risco genético, saúde mental, meio ambiente, acesso à saúde ou acesso a alimentos ultraprocessados.

A Obesidade atinge 800 milhões de pessoas em todo o mundo.


A Obesidade como fator de risco

Pessoas obesas correm um maior risco de desenvolver outras doenças crónicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e certos tipos de cancro. 


Obesidade Infantil

A obesidade infantil duplica a cada 10 anos, com consequências profundas na saúde física, bem-estar social e n autoestima.

A obesidade infantil está associada a baixo desempenho escolar e menor qualidade de vida. Frequentemente, a obesidade persiste até à idade adulta, portanto, a prevenção e o seu tratamento são vitais para impedir o aumento global da doença.


Tratamento

A Obesidade é uma doença crónica. Por isso, o seu tratamento deve ter como objetivo melhorar as complicações associadas, a saúde no geral e a qualidade de vida.

Alterar estilos de vida é a primeira linha de tratamento. Promover uma alimentação saudável e a prática de exercício físico deve ser o primeiro objetivo. No entanto, nem sempre é suficiente para a perda e manutenção do peso.

Para pessoas que não tenham atingido o objetivo de perda de peso com medidas de intervenção no estilo de vida o tratamento farmacológico pode ser iniciado.

Nos casos de obesidade mórbida ou em situações em que estão presentes complicações que colocam a vida em risco, está indicado o tratamento cirúrgico da obesidade ou cirurgia bariátrica.


Estigma do peso

As pessoas que vivem com obesidade são regularmente culpadas pela sua doença. O estigma do peso reforça as suposições de que a obesidade é apenas uma responsabilidade individual.

Este estigma pode prejudicar o bem-estar físico e mental, impedindo as pessoas de procurarem a ajuda necessária. 

Ser vítima de preconceitos não ajuda as pessoas a adotarem estilos de vida mais saudáveis.

O peso é um indicador de obesidade, mas tratar a obesidade é melhorar a saúde geral e não apenas perder peso.

 

Autor: Nuno Pereira
Nutricionista

Tags: #saude, #obesidade, #nutricao, #desenharfuturos

« Voltar

Marcações

Faça já a sua marcação ou entre diretamente em contacto connosco

Quero Marcar