Devo consultar um(a) neuropsicólogo(a)?

2021-07-23   Publicado por:

Primeiro, vamos simplificar… O que é a neuropsicologia?
A neuropsicologia é uma especialidade da área da psicologia que estuda a relação entre o funcionamento cerebral e o comportamento humano. Por ser uma área que estuda as implicações do funcionamento cerebral no comportamento humano, deve consultar um(a) neuropsicólogo(a) quando começa a sentir alterações a nível do funcionamento cerebral… mas vamos descomplicar mais um pouco.
 
Existem vários eventos na nossa vida que podem implicar alterações a nível cerebral: 
- Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em que o rebentamento ou entupimento de uma artéria provoca pouco tempo depois, a morte de células cerebrais devido à não chegada de oxigénio e nutrientes ao cérebro.
- Um Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE) provocado por uma força excessiva na zona da cabeça que pode afetar o crânio ou o cérebro, podendo assim provocar uma lesão cerebral. O TCE pode ser uma repercussão de acidentes rodoviários, quedas ou agressões.
Nestes casos existe um evento “visível” que provoca uma lesão cerebral adquirida e posteriormente podem ser notórias algumas alterações das competências cognitivas.
Mas isso nem sempre acontece, por vezes as alterações cognitivas começam a aparecer sem a existência de um evento “observável”. Por isso é aconselhável procurar um neuropsicólogo(a) para realizar uma avaliação neuropsicológica quando sente dificuldades como:
- Dificuldade de manutenção da atenção durante longos períodos de tempo, p.e. perder-se facilmente ao longo de uma conversa com outra pessoa.
- Perda de memória, dificuldade em lembrar-se de coisas que tem para fazer e/ou coisas que já fez, não saber onde deixa as suas coisas, repetir várias vezes a mesma história.
- Desorientação temporal, ter dificuldades em situar a data atual, horas.
Estes sinais nem sempre são facilmente percebidos pela própria pessoa e por esse motivo é importante que os elementos pertencentes ao suporte familiar e/ou social sejam compreensivos e empáticos na forma como expõem ao próprio(a) que atentam estas dificuldades da sua parte e a importância da realização de uma avaliação neuropsicológica.
 

Autor: Marcela Leite
Psicóloga
Mestre em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia

Tags: #desenharfuturos, #neuropsicologia, #saude, #cerebro

« Voltar

Marcações

Faça já a sua marcação ou entre diretamente em contacto connosco

Quero Marcar