Como posso cuidar da minha Saúde Mental?

2022-10-31   Publicado por:

“Não há saúde sem saúde mental” (OMS)

Cuidar da sua saúde mental é essencial para uma vida mais equilibrada e tranquila, e contribui significativamente para o seu bem-estar. 

 

Mas como podem cuidar dela? De seguida deixo-vos 5 dicas que à primeira vista parecem simples, mas podem fazer toda a diferença.

1. Dedique tempo a si mesmo

No meio das mil e quinhentas coisas que tem para fazer diariamente quando foi a última vez que tirou tempo para si? Quando dedicou um pouco de tempo para dar um miminho a si mesmo? Nunca se esqueça que para cuidar/ajudar o outro, primeiro precisa de cuidar de si.

2. Desligue-se das redes sociais

As redes sociais são parte integrante da nossa vida pessoal, social e profissional e nem sempre é fácil desligar, mas é bastante importante. Diariamente ou semanalmente reserve um momento para estar completamente desligado das redes sociais, sem notificações e aproveite o momento presente, vai ver que vai gostar.

3. Fazer exercício físico regularmente

Não só pela sua saúde física, mas também pela sua saúde mental. Nem toda a gente é fã de atividade física, mas às vezes basta encontrar o tipo de exercício que realmente gosta para fomentar este interesse. Uma simples caminhada diária de 30 minutos, pode fazer toda a diferença. Se quiser elevar para o nível seguinte pode fazer caminhadas mindful, sem telemóvel, sem distrações, apenas desfrutando dos sons, cheiros e paisagem à sua volta.

4. Ter uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável e equilibrada, além de contribuir para a prevenção de várias patologias, também tem um papel importante na saúde mental. O bem-estar físico proporcionado por uma alimentação saudável, por si só tem impacto positivo na saúde menta e o consumo necessário de nutrientes contribui para uma melhoria cognitiva e emocional.

5. Dormir

Dormir as 7/8h recomendadas é essencial. Nem sempre é fácil, mas para cuidar de si é importante manter uma rotina de sono saudável. Acordar e deitar sempre à mesma hora, evitar exercício físico perto da hora de dormir, evitar usar tecnologias no quarto (telemóvel, televisão, computador) e ter um ambiente confortável para dormir são algumas das regras essenciais para alcançar uma boa higiene de sono.

 

Nem sempre é possível implementar todas estas dicas de uma vez, por isso faça de uma forma progressiva, quando conseguir implementar uma na totalidade, comece a implementar a seguinte.

Acima de tudo, não se esqueça de cuidar de si. Faça de si a pessoa mais importante da sua vida.

Autor: Marcela Leite
Coordenadora do Departamento de Psicologia na Desenhar Futuros
Mestre em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia

Tags: #desenharfuturos, #saudemental, #psicologia, #autocuidado

« Voltar

Marcações

Faça já a sua marcação ou entre diretamente em contacto connosco

Quero Marcar