A Importância da Filosofia

2022-11-18   Publicado por:

Em 2002 a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) instituiu o Dia Mundial da Filosofia que é celebrado na terceira quinta-feira do mês de novembro. Aponta a filosofia como um campo que estimula o pensamento crítico e independente e é capaz de promover uma melhor compreensão do mundo, a tolerância e a paz. O objetivo do dia é enaltecer a importância da Filosofia na vida do homem e na vida em sociedade. 


A filosofia não é um exclusivo das universidades, não é um “bicho de sete cabeças”,  a prova disso é a prática da  filosofia com crianças.


Matthew Lipman, fundador do Projeto Educativo de Filosofia para Crianças, era professor universitário e lecionava a cadeira de Lógica na Colombia University, apercebeu-se que os seus alunos apresentavam dificuldades ao nível do raciocínio lógico e da capacidade argumentativa.


Para colmatar estas lacunas considerou que a solução passava por ensinar filosofia às crianças, em 1970 começou com uma turma piloto e hoje está presente em mais de 60 países, a (UNESCO) promove e difunde o seu programa de filosofia para crianças. 


Numa oficina de filosofia para crianças, cada um dos participantes é um investigador na arte do pensar. A partir de uma história, de uma imagem, de uma pergunta, de um vídeo, pretende-se que sejam capazes de refletir, de tomar uma posição e de argumentar sobre um “problema/tema”, treina-se o pensamento crítico, criativo, cuidativo e colaborativo. A curiosidade natural das crianças é estimulada através do diálogo, da discussão de temas sobre as quais podem existir várias interpretações. Assim as crianças desenvolvem a sua capacidade argumentativa de forma a serem capazes de emitir opiniões claras e justificadas sobre os mais variados temas. 


Vivemos na era do digital, dos influenciadores, dos estímulos demasiado rápidos. Onde quase não se questiona o que se vê e ouve, onde as falsas notícias invadem os nossos ecrãs, onde as tragédias são noticiadas até à exaustão criando em nós um sentimento de quase “indiferença” pelo o que acontece na realidade que fica “longe”. Ficamos demasiado sobrecarregados mental e emocionalmente. 


A filosofia para crianças, trabalha com a imaginação, que é essencial para o desenvolvimento da inteligência e da criatividade, é ela que torna possível o impossível. Desenvolve o pensamento crítico, criativo e de cuidado, aperfeiçoa as capacidades reflexivas e argumentativas, fortalece a personalidade e a autoestima, cria uma consciência ética e valorativa, educa para os valores, melhora o conhecimento de si e dos outros, exercita a autocrítica e a autocorreção, melhora a autoconfiança e o comportamento, promove o reconhecimento e o respeito pelo outro, estimula a empatia e a solidariedade.  


Se desde crianças formos incentivados a pensar de forma colaborativa, criativa, crítica e reflexiva seremos capazes de contribuir para a construção de um mundo melhor. 


“…as crianças que estudam filosofia expressam-se com maior clareza, leem melhor, escrevem melhor, apresentam um melhor desempenho a matemática, pensam mais criativamente ..."  (Matthew Lipman)

Autor: Madalena Pereira

Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa

 

Tags: #filosofia #filosofiaparacrianças #mondimdebasto #desenharfuturos

« Voltar

Marcações

Faça já a sua marcação ou entre diretamente em contacto connosco

Quero Marcar