A Desenhar Futuros tem uma história…

2021-06-06   Publicado por:

No dia 5 de Setembro de 2011, a Desenhar Futuros (DF) abriu portas em Celorico de Basto, fruto da união e vontade de duas colegas Terapeutas da Fala, em abrir um Centro de Estudos e Explicações. Iniciou-se assim uma caminhada cheia de avanços e recuos…

Em Outubro de 2011, passado um mês da abertura da DF, o meu pai faleceu. Lembro-me de me agarrar a este projeto como uma “boia” para me reconstruir, dentro do possível, desta perda irreparável. Cheia de sonhos, objetivos, de mangas arregaçadas e pronta para o que fosse necessário. 

Inicialmente o negócio não correu como o esperado e para garantir a sua sobrevivência, canalizei a minha energia para algo que mal sabia como se fazia: organizar formações. Há dez anos atrás não haviam muitas formações na minha área profissional no norte, então vi aí uma oportunidade. E foi realmente uma oportunidade, que correu bem e garantiu a nossa continuidade. 

Em Novembro de 2012 (cerca de uma ano depois), despedi-me do meu emprego que tinha como Terapeuta da Fala, onde estava contratada há cinco anos. Nessa altura, havíamos decidido expandir a oferta de serviços da empresa e incluir Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Psicologia. Começou mais uma aventura.

Deixei o ordenado certo e o conforto do trabalho numa clínica, para andar a maior parte do tempo, de aldeia em aldeia, pois nessa altura além de Celorico, eu era visita assídua na zona de Montalegre. Confesso que as paisagens magnificas e as crianças eram o meu grande alento. Nem sempre fui bem recebida por profissionais e pais, almoçava no carro a maioria dos dias e as condições para o meu trabalho eram remediáveis, além dos quilómetros que tinha de percorrer. Olho para trás e sei que foi duro mas uma experiência e um crescimento sem igual.

Eis que surge a oportunidade de ir para Mondim finalmente. O nosso primeiro espaço situou-se nas antigas instalações da Clínica do Dr. Rui Monterroso, a quem agradeço. E lá ficamos algum tempo até a empresa da única escola de línguas de Mondim e também centro de estudos encerrar, e nós ficarmos com as instalações. As atuais instalações.

Em 2015 nasce o meu filho Lourenço e colocando tudo em perspetiva senti que estava na altura de criar mudança e assim foi. Em janeiro de 2016 eu e a minha sócia formalizamos a nossa separação, ficando ela com o espaço de Celorico e as marcas da Desenhar Futuros na altura e eu com o espaço de Mondim e com a empresa. 

Redefini objetivos, criei outras marcas, deixei parcerias e criei outras, saíram colaboradores e surgiram outros. Da “outra” empresa, resta apenas o nome Desenhar Futuros e eu!

Eis que chegamos a 2020, mais um filho e uma pandemia. Até Dezembro de 2020 eu fui Terapeuta da Fala, gestora, recepcionista/administrativa, fazia limpezas, organizava o espaço, enfim, fazia TUDO na minha empresa. Estava cansada, desgastada e até desanimada porque sentia-me demasiado absorvida por todas as tarefas e encargos. 

Quando em Março de 2020 sou literalmente obrigada a fechar portas, senti um certo desespero pela incerteza do que o futuro nos reservava. No entanto, foi o momento chave para perceber que as pessoas que até então chegaram até mim e constituíam a minha equipa, estavam realmente comigo, não apenas quando tudo corria bem mas também quando tudo começou a correr menos bem. E digo “menos bem” porque a realidade é que nunca correu verdadeiramente mal. Foi necessário unir sinergias e tomar decisões. “Apenas” isso!

Depois de tudo encaminhado perante a situação que atravessávamos, eu e o meu marido começamos a “sonhar” alavancar a DF para outro patamar. A criação de um novo espaço, que fosse ao encontro da essência da DF atual. Uma DF que “olha” o ser humano como um todo, no seu potencial e fragilidades. Com todos os serviços e profissionais interligados e com uma atuação harmoniosa. 

Deixa então de fazer sentido a separação dos serviços por marcas. Desde Janeiro deste ano que a Plures Terapias (plures significa “habilitar mais” em latim); o Despertar’Mente (nome do nosso centro de estudos); a IMOF (intervenção em motricidade oral e facial) e a M’Update (marca de formação que significa “mais atualização/desenvolvimento) desaparecem, e “Desenhar Futuros” passa a representar todo o conceito, os profissionais e os serviços.

Para marcar esta nova era da DF, era necessária uma nova imagem em sintonia. Começamos pelo logotipo, onde podemos encontrar representados os quatro elementos da natureza: ar, fogo, terra e água, elementos essenciais à vida humana. A partir desta imagem “nasce” tudo o resto. Escolhemos uma cor quente, vibrante e aconchegante, que transmita segurança, credibilidade e cuidado.

E escolhi Mondim, uma vez mais, para crescer pessoal e profissionalmente. Aqui vamos ter dois espaços, onde vamos proporcionar educação, saúde e bem-estar a quem nos procura. Mas vamos continuar a levar o nome de Mondim além, através dos profissionais da equipa que são verdadeiros embaixadores, através dos serviços online que já prestamos em todo o território nacional e também em alguns países estrangeiros e, através das diversas parcerias que estabelecemos.  

Agradeço de coração e com grande humildade a todos aqueles que têm contribuído para o crescimento da Desenhar Futuros. À minha equipa maravilha, que sabem todo o apreço que tenho por eles enquanto profissionais, mas também como pessoas. Aos meus parceiros por acreditarem que a Desenhar Futuros é uma empresa credível e acrescenta valor às suas empresas. E aos clientes, pessoas que se entregam e confiam no valor do nosso trabalho. Sem eles, não seria possível! 

Não sei o que o futuro tem desenhado para mim. Aprendi a confiar e aceitar que tudo acontece por um motivo e no momento certo. Se me for permitido desejar algo mais em relação à Desenhar Futuros, desejo que possamos continuar a crescer enquanto equipa e ajudar o maior número de pessoas possível através do nosso trabalho. Gostava muito de cimentar e expandir relações empresariais e proporcionar a todos aqueles que trabalham comigo condições cada vez mais interessantes e motivantes de trabalho. 

Desejo muito “Desenhar Futuros” felizes!

 

 

Autor: Ana Gabriela T. Machado

Diretora Técnica na Empresa Desenhar Futuros.

Licenciada em Terapia da Fala e Pós-Graduada em Motricidade Orofacial.

 

Tags: #desenharfuturos #saúde #bemestar #educação

« Voltar

Marcações

Faça já a sua marcação ou entre diretamente em contacto connosco

Quero Marcar